quarta-feira, 4 de julho de 2012

AUMENTA A RESPOSABILIDADE DOS VEREADORES DE TODO BRASIL

No meu mandato de vereador 2001/2004, cheguei alertar que o cargo de vereador na época era um cargo em extinção, por alguns parlamentares que não honravam o cargo, tampouco o mandato. Pude acompanhar um vereador que tomou posse mudo e deixou o mandato calado, sem dá um pronunciamento sequer.
Em outra oportunidade flagrei que os demais edis não havia lido um  projeto de LDO, do executivo, onde havia dois artigos que o autor do projeto iria dá 'prioridade aos gatos'. Depois que alertei do garfe do poder executivo, o erro foi corrigido. Constatei que o então presidente da Câmara Marcelo Pedreira, atual candidato a prefeito, também não havia lido o projeto.
Em 2005, por resolução do TSE, o número de vereadores foram reduzidos de 11 para nove no nosso município e reduzido em todo Brasil.  

A partir de 2013 o total de vereadores em atuação no Brasil crescerá 10% quando os novos limites de parlamentares nas Câmaras Municipais definidos pela emenda 58 começam a fazer efeito. Ao todo, a população elegerá 56.810 vereadores nas eleições de outubro, 5.070 a mais que no último pleito. Em Governador Mangabeira volta a ter o número de onze parlamentares. 
Portanto, aumenta a responsabilidade dos vereadores eleitos para o próximo mandato, até para valorizar a proposta do aumento do número dos parlamentares nas câmaras municipais.
Basta aos nobres edis fazerem suas partes de legislar, deliberar, fiscalizar e julgar. Ou melhor, ler, atualizar-se e debater idéias para defender os interesses de quem os elegeu.

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário